Comemora-se, em Portugal, a 25 de setembro o Dia Nacional da Sustentabilidade. Este marca o dia em que as Nações Unidas assumiram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Em 2015, os Estados-Membros das Nações Unidas definiram a agenda para 2030, ou seja, as prioridades e expetativas do desenvolvimento sustentável global, com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável urgentes em todos os países.
Apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e adotar os cuidados possíveis para que estes se concretizem é acolher um crescimento sustentável, o que é imprescindível tendo e conta as perdas que sofremos a cada minuto, especialmente com a emergência climática e a diminuição da biodiversidade.
O Desenvolvimento Sustentável pressupõe o uso de recursos naturais de forma racional, de maneira a estar disponível para as gerações futuras. Posto isto, a adoção de medidas sustentáveis é cada vez mais crucial para o bem-estar ambiental e para o futuro da humanidade, e ainda traz benefícios tanto para as organizações como para as pessoas.
Algumas das medidas que sugiro aplicar passam por preferir produtos recicláveis e biodegradáveis; evitar produtos descartáveis; apoiar e priorizar organizações que desenvolvem práticas sustentáveis; e comprar alimentos locais e da época.
No caso das organizações aconselho optar por lâmpadas LED; existir a opção de teletrabalho; incentivar a reciclagem nos escritórios; escolher fornecedores que privilegiem práticas sustentáveis; e aderir a fontes de energia renováveis.