A manutenção da piscina não é uma tarefa que se resume apenas ao verão, deve ser constante e correta. Este é, normalmente, um local de diversão para a família e amigos, por isso a manutenção e tratamento adequado é fundamental.
Considero que não existe uma receita fixa para a manutenção das piscinas, existem diversos fatores a ter em conta, por exemplo, se a piscina é coberta ou se está rodeada de árvores e vegetação.
Algumas dicas para garantir uma manutenção adequada da generalidade das piscinas são:
- Analisar regularmente a água – um nível de pH elevado pode ser nefasto para a saúde e causar reações alérgicas especialmente em zonas como a pele e os olhos.
- Aplicar cloro sempre que necessário – este composto permite fazer uma “limpeza” na piscina, no entanto a sua aplicação deve ser bem calculada, pois em excesso pode tornar-se prejudicial.
- Limpar regularmente os filtros – deste modo garante a limpeza da água da piscina filtrando as sujidades suspensas na água
Tendo em conta estas dicas, creio que a limpeza com aspiradores automáticos é hoje em dia também praticamente indispensável, são equipamentos que evoluíram muito tecnologicamente nos últimos anos. Considero adicionalmente indispensável apostar em materiais de qualidade, por forma não só a garantir uma manutenção de excelência, mas também maior segurança e durabilidade dos equipamentos.
Atualmente já existem mangueiras de aspiração com resistência química ao cloro e aos raios UV, mas também alta resistência mecânica como a gama da Heliflex piscina.
Utilizar materiais de qualidade para a construção e manutenção da sua piscina pode fazer toda a diferença no desenvolvimento de algas e na proliferação de bactérias prejudiciais para a saúde.