Canalização: um bem fundamental

Comments are off.

A canalização é um bem fundamental, para muitos um bem adquirido, mas para outros uma luta a decorrer. A falta de água canalizada e saneamento é um problema especialmente para a saúde das populações.

Porém, mesmo em regiões que existe água canalizada, nem toda é considerada limpa, segura e própria para consumo. Uma das razões associadas a esta problemática pode ser as estações de tratamento de águas que não estão em conformidade com as normas, mas também pela proximidade com aquíferos contaminados e poluição agrícola.

Segundo os dados do relatório “Água e saneamento em Portugal – o mercado e os preços 2022”, da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), em Portugal Continental existem 861 mil casas que não estão ligadas à rede pública de água e 1,3 milhões sem saneamento.

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Canalização, que se assinala a 11 de março, é fulcral refletirmos sobre este tema que afeta as necessidades diárias de muitas pessoas. Esta é uma das lutas da ONU, sendo um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do mundo que todas as pessoas tenham acesso a água potável e saneamento até 2030.