URCAPLAS investe em painéis solares

Comments are off.

No âmbito do Dia Mundial da Eficiência Energética, que se assinala a 5 de março, a URCAPLAS partilha que recorreu ao Plano da Descarbonização da Indústria (PRR – Plano Recuperação e Resiliência) e investiu em energias renováveis para as suas instalações.

“Já tínhamos adquirido painéis solares para as instalações da URCAPLAS em 2018, mas como foi visível o retorno obtido, percebemos que fazia sentido apostar nas energias renováveis ainda mais. Além disso, também trocamos motores de elevado consumo para menor, ou seja, corrente continua para corrente alternada com vista a melhorar a eficiência energética”, afirma Elisabete Anastácio, direção da URCAPLÁS.

Acrescenta que: “Contávamos com 691 painéis de 355 Wp com uma potência de 231.49 kWp e arriscámos em mais 210 painéis de 575 Wp com uma potência central de 120.75 kWp. Com este investimento ficamos com uma instalação de 352.23 kWp, só em produção fotovoltaica”.

Segundo o Relatório Renováveis 2023 da Agência Internacional de Energia entraram em funcionamento mais 50% GW do que em 2022, sendo que três quartos correspondem a novas instalações de energia fotovoltaica.

A energia solar fotovoltaica é uma energia renovável alternativa aos combustíveis fósseis que é formada através da transformação de radiação solar em eletricidade. A preferência por esta energia é uma iniciativa para proteger o ambiente reduzindo as emissões de CO2.

Neste sentido, os painéis solares permitem reduzir a pegada ecológica, pois permitem gerar energia própria evitando a necessidade de recorrer à energia da rede.